20.3.12

As 7 Igrejas do Apocalipse

1 – ÉFESO

ÉFESO – A IGREJA QUE PERDEU SEU PRIMEIRO AMOR – Apoc. 2-1-7
1 ¶ Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Éfeso: era a maior cidade da costa oeste da Ásia Menor. Como um centro de comércio marítimo e rodoviário da região, Éfeso era uma próspera comunidade urbana. No final do primeiro século D.C. era a quarta maior cidade do Império Romano. Os romanos fizeram de Éfeso o centro administrativo da província da Ásia. O governador e outros oficiais de Roma entravam na província através do porto e conduziam muitos dos seus negócios na cidade. Renomados santuários religiosos, como o espaçoso teatro, e elegantes prédios públicos deram a Éfeso um lugar integral na vida cultural de toda região. Na metade do primeiro século D.C., Paulo trabalhou em Éfeso por diversos anos.
Tudo nessa igreja estava certinho. Mas ela tinha se esquecido do seu primeiro amor.
QUEM SE ESQUECE DO SEU PRIMEIRO AMOR? Ninguém esquece! É uma lembrança que fica gravada para sempre. Mas a igreja de Éfeso se esqueceu dos seus primeiros dias de glória.
Como está o seu primeiro amor para com as coisas do Senhor?
“Aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro “(1): Esta descrição de Jesus indica que Deus está presente nas igrejas. Ele anda no meio das igrejas, observando o procedimento delas, e pronto para agir quando for necessário.
“Conheço as tuas obras” (2-3):
JESUS ELOGIA VÁRIAS QUALIDADES DA IGREJA EM ÉFESO:
● Trabalhadores e perseverantes – (Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança – vs. 2). Deus quer servos dedicados que não desistem. Devemos perseverar na oração, na palavra. Na sua perseverança, os efésios suportaram provas e não se desanimaram.
● Não suportavam ou toleravam homens maus – (…e que não podes suportar homens maus – vs. 2). Eles defendiam o evangelho dos falsos mestres, porque eles conheciam a Palavra de Deus. A defesa da verdade se tornou um ponto forte da igreja de Éfeso.
● Provavam os que se diziam apóstolos
Homens que se alegavam ser apóstolos foram postos à prova e achados mentirosos (veja 1 João 4:1). Precisamos do mesmo zelo da verdade hoje. O mundo religioso está cheio de pessoas que se dizem profetas e apóstolos. Devem ser avaliadas conforme a palavra de Deus. Pessoas que alegam trazer novas revelações, cuidado! São mentirosas (Gálatas 1:8-9 Seja anátema…)
O título ostentado como ”Apóstolo” hoje: Os apóstolos eram testemunhas oculares de Jesus ressuscitado (veja Atos 1: 21 ”É necessário, pois, que, dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
22 começando desde o batismo de João até ao dia em que dentre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição”.
PAULO É O ÚLTIMO APÓSTOLO.
I COR 15:8 e, por último de todos, (Jesus) me apareceu também a mim, como a um abortivo.
9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
Apóstolos foram aqueles que viram ao Senhor e conviveram com Ele. Aqueles que se intitulam apóstolos hoje, são na verdade pastores, mas que querem ostentar o título de apóstolo por orgulho.
“Tenho … contra ti “(vs 4): O problema dos efésios não foi uma questão de doutrina correta, mas de amor. Abandonaram o seu primeiro amor.
Eles defendiam a verdade, mas esqueceram-se do amor. A VERDADE E O AMOR DEVEM CAMINHAR JUNTOS. Foi exatamente isso que Paulo pediu aos efésios: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4:15).
MAS NEM TUDO ESTÁ PERDIDO! VAMOS ACERTAR O PASSO!
Um pai foi ver o seu filho desfilar pela primeira vez. A fanfarra começou a tocar e os estudantes saíram. 1,2,1,2,1,2…. Quando todos colocavam o pé direito para a frente, o filho dele colocava o esquerdo. E vive-versa. Aí o pai fez o comentário: “não é possível que ninguém consiga acertar o passo! Só o meu filho!”
Essa ilustração nos mostra que precisamos primeiramente reconhecer o nosso erro. É o primeiro passo. Eu sou quem estou errado!
“Fulano na igreja adulterou. Eu não vou mais à igreja!” Atitude errada! Fulano pecou? Vamos orar por ele. Vamos batalhar pelo evangelho. Existem muitas almas a serem ganhas. Uma pessoa não pode te travar, fazê-lo abandonar o primeiro amor.
A desistência só interessa ao diabo. Quer vê-lo triunfar sobre a sua vida? Fique em casa. Desista. Não tenha vontade de vir mais à igreja. Ponha os seus projetos em primeiro lugar! Se der, venha à igreja. Se não der, não venha. Vá ao shopping, vá passear, fique em casa. Faça o diabo bater palmas e reinar em sua vida! Mas acho que você não quer isso!
Uma vez a mulher de Jó, disse para ele: “Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre!” Você foi honesto, sincero, fez tudo direito e a sua vida ficou assim! Mas o desenrolar do filme estava nas mãos de Deus. Ele é o cineasta da minha e da sua vida. Diga ao irmão ao lado: “Deus é o cineasta da minha vida”.
VAMOS ACERTAR O PASSO:
Lembra-te, arrepende-te e volta
(Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras VS 5).
Jesus emite três ordens aos Efésios:
1. Lembra-te, pois, de onde caíste: Não foi a comida dos porcos que levou o filho pródigo ao arrependimento; foi a lembrança da casa do pai.
Para os efésios se arrependerem, teriam que lembrar-se da comunhão com Deus que deixaram para trás.
2. Arrepende-te: O arrependimento é a mudança de atitude.
3. Volta à prática das primeiras obras: A igreja em Éfeso precisava voltar à prática do amor.
Se a igreja não se arrependesse, Jesus removeria o seu candeeiro, isto é, perderiam a abençoada comunhão com o Senhor. NÓS PRECISAMOS ANDAR EM ARREPENDIMENTO CONTÍNUO.
Odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio (6): Mais um ponto a favor, reforçando o elogio dos versículos 2 e 3. Os nicolaítas são mencionados somente aqui e na carta à igreja em Pérgamo (15). Os Nicolaítas pregavam um evangelho fácil, sem compromisso com santidade.
Quem tem ouvidos, ouça (vs 7): Deus está falando. OUÇA! Precisamos ouvir. Falamos demais e ouvimos pouco.
O Espírito diz às igrejas (vs 7): O Espírito Santo está falando por meio da Palavra.
Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus. Vs. 7
A recompensa aguarda os vencedores que perseveram no amor e na verdade. Aqueles que desistem, abandonando para sempre o seu amor, não receberão o galardão.
Conclusão
Essa mensagem é um alerta a todos nós. Devemos devotar todo o nosso amor primeiramente a Deus. Devemos amar os outros feitos à imagem e semelhança de Deus. “Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros” (1 João 4:11).
Volte ao seu primeiro amor. O Pai está esperando pelo seu retorno.
E o dia do arrependimento, o dia da salvação é hoje.
“Portanto, se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. Heb. 3:8
Ouça a voz do Espírito Santo falando ao teu coração. Amém.


2 – ESMIRNA

ESMIRNA – A IGREJA ATRIBULADA – Apoc. 2-8-11
8 ¶ E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
Hoje pregaremos sobre a segunda carta, cuja mensagem é enviada à igreja de Esmirna (mirra). Vamos ver que mensagem o Senhor tem para nós nesta noite. Do texto lido podemos extrair conceitos preciosos para a nossa vida:
DEUS ESTÁ ACOMPANHANDO O SEU SOFRIMENTO
9 Eu sei as tuas obras…
Hoje, muitas pessoas têm um conceito fantasioso sobre o cristianismo, como se este garantisse um mar de rosas ou um paraíso na terra.
A Igreja de Esmirna conhecia muito bem o trabalho árduo, a tribulação e a pobreza, embora fosse espiritualmente rica. Diferente da igreja de Laodicéia, que tinha riqueza mas era espiritualmente pobre.
É o que se prega na chamada doutrina da prosperidade, que o crente tem que ser rico. Certamente, alguns crentes atuais, se vivessem naquela época, pediriam sua transferência para a congregação de Laodicéia.
O Senhor mandou dizer aos cristãos de Esmirna: “Não temas o que hás de padecer” à vem tribulação por aí. Depois de tudo o que eles já havia passado! Mas havia e sempre há em tudo um propósito divino. Repita: “há um propósito divino”.
2. UM AVISO: “O Diabo lançará alguns de vós na prisão“.
SATANÁS É REAL E É O ARQUI-INIMIGO DA IGREJA.
A IGREJA estava sofrendo, o imperador romano estava perseguindo a igreja, prendendo os cristãos e matando muitos deles.
Esse quadro é bastante contrário à visão de alguns crentes modernos que, baseados num conceito distorcido de batalha espiritual, supõem que repreendendo Satanás possam resolver todos os problemas da vida.
Há situações que foram são determinadas por Deus e não adianta amarrar, repreender. Lembremo-nos da história de Jó que, por permissão divina, foi afligido pelo inimigo. Adiantaria Jó repreender, amarrar, determinar?
3. PROPÓSITO: Para que sejais tentados. VS 10
A expressão “para que” indica um propósito. Nada acontece por acaso na vida do CRISTÃO. Muitas coisas vêm como conseqüência dos nossos atos, outras ocorrem porque Deus tem um objetivo através delas.
Todos nós gostaríamos que todas as situações desagradáveis fossem evitadas, e até oramos por isso.
Imaginem aqueles cristãos presos! Alguns deles perguntariam: “Por que Deus permitiu isso? Eu sou filho dele, sou fiel, sou dizimista, sou servo do Senhor”. Não é o que acontece conosco? Quantos questionamentos vêm à nossa mente quando estamos debaixo da tribulação?
Assim foi a tentação de Jó. A certa altura dos fatos, sua esposa lhe disse: “Amaldiçoa o teu Deus e morre.” Aquela foi a sugestão satânica nos lábios daquela mulher.
4. A TRIBULAÇÃO TEM TEMPO DETERMINADO
“TEREIS UMA TRIBULAÇÃO DE DEZ DIAS”. Vs. 10
A tribulação tem prazo têm prazo determinado. Mas eu não sei te dizer o prazo. Fome no Egito: 7 anos, escravidão no Egito: 400 anos, cativeiro babilônico: 70 anos.
Deus determinou o tempo daquelas tribulações. O povo podia orar, jejuar e expulsar demônios, mas o problema permaneceria até que se cumprisse o prazo estipulado por Deus.
A tribulação continuará até que tenha produzido os resultados para os quais ela foi permitida pelo Senhor.
5. HÁ PROPÓSITO NA TRIBULAÇÃO
Paulo disse em ROM. 5 que a tribulação produz paciência, experiência e esperança.
As situações difíceis que enfrentamos têm por objetivo nos ensinar muitas lições e desenvolver em nós virtudes e habilidades que, de outra forma, não teríamos. O atleta levanta pesos cada vez maiores afim de desenvolver seus músculos, sua força e sua resistência. Da mesma forma, os desafios da vida podem nos tornar experientes, capazes e maduros, mas esses resultados não são alcançados por quem vive fugindo ou interrompendo seus exercícios. Crentes que fogem da responsabilidade!!!. Não vou mais à igreja, vou ficar em casa, nenhuma igreja presta, eu é quem presto, eu sou o bom! Sou o perfeito, o aferidor da medida, subirei às mais altas alturas, serei como o Altíssimo. Não é a linguagem de Satanás?
Continue firme aí irmão. Aproveite bem a sua tribulação que um dia ela terá fim e você terá saudades dela.
Sabe aquela pessoa que você cuidou dela a vida toda e foi-se embora?
Lembra-se de Pedro andando sobre as águas. Aquele apóstolo bem podia pensar: que saudades daquela tempestade, daquele dia em que eu andei sobre o mar com o Homem da Galiléia que repreendia os ventos e o mar…
6. ENQUANTO A SUA BÊNÇÃO NÃO VEM, ESPERE, CANTE, LOUVE.
Esperar é uma palavra cada vez mais abominável para o homem moderno. Tudo hoje basta apertar um botão. Mas a Bíblia nos ensina a ser como o homem do campo que, ainda na atualidade, depois de semear, precisa esperar a chuva, o grão nascer, a colheita.
Se Deus sempre nos atendesse imediatamente, resolvendo todos os nossos problemas, não precisaríamos de qualidades tais como a paciência, a perseverança e a longanimidade. Aguarde o tempo certo, a melhor ocasião, sabendo que o Senhor tem a hora propícia para todos os propósitos.
Por exemplo, existe o tempo adequado para estudar, casar, ter filhos, etc. A precipitação tem causado inversões indevidas, produzindo conseqüências graves na vida. Saber esperar é uma virtude.
Tem gente que espera murmurando, blasfemando, pecando. Não é assim. O Senhor disse: sê fiel até a morte. Apoc. 2:10.
7. O MAIOR PRÊMIO AINDA TE ESPERA.
“Dar-te-ei a coroa da vida”. 2:10.
Hoje vimos a corrida F1. Schumacher ganhou, subiu ao podium. E eu pensei: é tão pouco! A glória do mundo é subir a um podium. Imagine que você irá herdar a glória de Deus. Mas o corredor se esforça, calcula, vai ao podium, põe gasolina, a equipe precisa ser rápida. Ao final, um sobe ao podium, mas todos ganham. Quando você ganha, o evangelho ganha. Mas você precisa correr meu irmão. Não adianta encher o tanque e ficar parado. Saia da inércia.
A caminhada do cristão pode ser árdua em muitos momentos, mas temos a promessa gloriosa da vida eterna. Se formos fiéis e aprovados, seremos coroados pelo Senhor. A carta à igreja de Esmirna não serve como incentivo a um “cristianismo” com enfoque terreno, imediatista e materialista, mas um cristianismo segundo Jesus Cristo, que nos leva a pensar nas coisas celestiais, em valores eternos, em vida eterna.
“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
Conclusão:
Que essa carta tenha sido uma bênção para você. Essa carta é para nós. Devemos meditar nela e viver os princípios ali contidos, e assim seremos aprovados pelo Senhor Jesus.
Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. Apoc. 2:10. Não desista, não desista, meu irmão. Sua vitória está próxima. Agradeça a Deus, louve-o e ore. Amém.



3 – PÉRGAMO

PÉRGAMO – A IGREJA QUE GANHA UMA NOVA OPORTUNIDADE – Apoc. 2-12-17
12 ¶ E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
13 Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
15 Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
16 Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Jesus envia uma mensagem à terceira igreja da Ásia, e começa lembrando a essa igreja que ELE tem uma espada aguda de dois gumes.
A espada é o símbolo da força e da justiça. O livro de Hebreus 4:12 diz que “A Palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.
A Palavra de Deus é suficiente. Jesus tem a Palavra. Ele disse na sua oração sacerdotal em João 17 “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”
A Igreja de Pérgamo está localizada num lugar que é o próprio TRONO DE SATANÁS. Já torturaram um crente chamado ANTIPAS que morreu. Mas essa igreja continua fiel e não negaram o nome do Senhor.
HÁ UMA GUERRA IMPLÍCITA CONTRA O REINO DO MAL.
Quando você vem para Cristo, entra em uma guerra contra o reino satânico. Você declara guerra ao diabo! Só que tem uma coisa: o diabo declara guerra a você. Todos os dias da sua vida, você será testado por Deus e pelo diabo.
Deus envia a você provas para testar a sua fé.
O diabo envia tentações, para desviar você da fé.
Deus quer te salvar. O diabo quer te destruir.
É UMA GUERRA TRAVADA CONTRA O MAL.
O QUE ESTÁ DESTRUINDO A FÉ DOS CRENTES?
Vejam o que Satanás usa: são pequenas coisas.
A televisão – moralidade em baixa, Homossexualismo em alta. O linguajar muda. Em vez de português, é Globês. (da TV GLOBO).
A Internet – o Orkut as conversas que não edificam.
Acomodação – o sofá é macio, um travesseiro, uma cama.
Mágoas/ciúmes. – qualquer coisa se magoa.
O diabo está ganhando na vida de muita gente! E ele não está tendo muito trabalho.
ESTRATÉGIAS DE SATANÁS
FAZER O CRENTE DESVIAR-SE DA VERDADE
Motivo principal: foi desprezado por alguém. São pessoas desesperadas sem ninguém para lhes estender a mão.
E, de acordo com a estatística, um desviado teme voltar à sua igreja temendo ser discriminado.
Na mesma estatística uma igreja de 200 membros perde em 10 anos outros 400 membros.
COLOCAR TROPEÇOS NO CAMINHO
“Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem”.
A Estragégia é levar o crente a UMA RELIGIOSIDADE VAZIA. Ele não sai da igreja, mas é um crente que vive uma vida derrotada. Não ora, não louva, não tem entusiasmo. Os cultos são chatos. A igreja para ele é uma obrigação.
Vocês sabiam que as maiorias das pessoas vêm à igreja, porque tem medo de ir para o inferno?
Eu venho à igreja para me encontrar com o meu Senhor. Eu venho à igreja porque eu amo os meus irmãos na fé e eu quero ter comunhão com eles. Essa deve ser nossa motivação maior.

DEUS DÁ UMA OUTRA OPORTUNIDADE À IGREJA
“Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca”.
Quer vencer Satanás? ARREPENDE-TE DO TEU PECADO! Simples! Meia volta! Volver! PERDOE AS PESSOAS. Você derrota Satanás!
SE VOCÊ CAIU, LEVANTA-TE! ASSUMA DE NOVO A SUA POSIÇÃO DE VITÓRIA!
NOSSO ALVO É A RECOMPENSA FINAL
“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”.
Em Ap.2.17 vemos o fim triunfal para os vencedores. Aqueles que renunciaram à comida dos ídolos (2.14), comerão do maná escondido (2.17). O maná é a provisão divina para as necessidades humanas. É o alimento celestial que DEUS tem para te oferecer e que o MUNDO NÃO PODE OFERECER.
Conclusão:
“ As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para aqueles que o amam ” (I Co.2.9).
Rom 8: 17 ¶ E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.


4 – TIATIRA

TIATIRA – A IGREJA TOLERANTE COM O PECADO – Apoc. 2-18-29
18 ¶ E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente:
19 Eu conheço as tuas obras, e a teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20 Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
24 Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
26 E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai,
28 dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
**********************************************************************
Um dos atributos exclusivos de Deus é a ONISCIÊNCIA. Onisciência é o conhecimento de tudo o que acontece. Não existe nada que Deus não conheça, mesmo os mais profundos pensamentos do coração. A Bíblia nos diz que o homem dará contas a Deus de tudo, até dos pensamentos e intenções mais escondidas.
DEUS É ONISCIENTE – ELE CONHECE TODOS OS NOSSOS CAMINHOS
E a carta à esta igreja, chamada de Tiatira, moderna Turquia, chama a atenção para esse fato. Jesus diz à esta igreja: EU CONHEÇO: tuas obras, e a teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Esta igreja vem desempenhando o seu papel num crescendo. Eles não estacionam, não param. As últimas obras são melhores do que as primeiras.
A IGREJA NÃO PODE CONVIVER COM O MAL
A igreja somos nós. Não pode haver mal, porque a igreja é do bem. Havia tolerância para com o mal em Tiatira. vs. 20. Havia uma mulher na igreja, que se dizia profetisa e todo mundo ia atrás dela Essa mulher ensinava o povo a se prostituir e a se darem à idolatria. Parecia ser usada pelo Espírito Santo, mas havia nela um espírito enganador.
Hoje não é diferente. Pessoas vão atrás de novidades, o evangelho não é mais suficiente. Muito cuidado com as mulheres que se dizem profetisas. Ensinava a prostituição.
Jesus diz a essa igreja “Já que vocês gostam de prostituição, ou de mentiras, vou colocar vocês na cama junto com ela, isto é, durmam com a mentira”. Tem gente que gosta de mentira. Que diz o seu horóscopo hoje? Coisa boa. O que diz a Bíblia a seu respeito?
Tem um pastor que disse que há irmãos que se gabam de que já leram a Bíblia várias vezes. Mas a pergunta é: quantas vezes a Bíblia já leu você? Quantas vezes a Bíblia já te leu? O mais importante é ser lido pela Bíblia. E ela é quem nos lê cada vez que a abrimos e meditamos em suas palavras.
HAVERÁ UM JUÍZO FINAL
E há um juízo terrível, no vs. 23. Ferirei de morte a teus filhos… Uma coisa que Deus abomina é o amor à mentira, a falsidade.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Tudo o que o homem semear, isto também ceifará. O pecado contra Deus traz danos terríveis muitas vezes irremediáveis.
Semeie coisas boas por onde você andar. Ande em retidão. Vale a pena! Há crentes que deixam um rastro de destruição por onde andam.
Deus deu um tempo para que se arrependessem. Deus está sempre dando um tempo para o arrependimento. Deus é longânimo, é paciente. O Espírito Santo está sempre clamando ao pecador: “Volta”! Volte, enquanto é tempo.
O QUE DEUS ESPERA DE NÓS: FIDELIDADE
Vs.24: Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
Fidelidade é não desistir no caminho. Não tem os programas de fidelidade? Exemplo, milhagem nas empresas aéreas? O fiel ganha milhagem. Se você não me abandonar, for meu cliente, então vai ganhar.
Seja fiel, não desista. Há uma recompensa para você no fim do caminho.
SE VOCÊ PERSEVERAR ATÉ O FIM, VAI GANHAR:
AUTORIDADE: E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações VS. 26
SALVAÇÃO: A Estrela da Manhã – uma alegoria ao Salvador. Vs. 28
APELO FINAL: 29 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Tem gente que tem ouvidos, mas não ouve. Abra agora o seu coração e renda-se a Ele.
E que Deus te abençoe, em nome de Jesus.



A IGREJA DE SARDES – UMA IGREJA DE APARÊNCIAS – Apoc. 2-1-7
1 ¶ E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e [estás morto].
2 Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer(SALVE O RESTANTE QUE AINDA ESTÁ VIVO), porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso.
5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

As mensagens das cartas às sete igrejas da Ásia são aplicáveis sob o ponto de vista eclesiástico, ministerial ou pessoal.

A mensagem aos irmãos de Sardes começa com o confronto entre dois pontos de vista: o humano e o divino. Aos olhos do homem, a igreja era viva, ativa e eficiente. Aos olhos de Deus, era morta (3.1).

VIDA E MORTE SÃO OS TEMAS CENTRAIS DA CARTA (3.1,2,5).

Aparentemente, estava tudo muito bem. O DEFUNTO ESTAVA MUITO BEM VESTIDO, MAS FALTAVA A ÊLE O FÔLEGO DA VIDA. Que adianta defunto bonito? Paletó novo, terno, gravata….. perfume….ELE ESTÁ MORTO. Assim estão muitas igrejas.

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS
Ao final de cada carta há esta frase.

A palavra É QUEM PROVOCA ESTÍMULOS E ESPERA REAÇÃO.

A PALAVRA VAI à AÇÃO
A PALAVRA VOLTA à REAÇÃO

O POVO DE SARDES NÃO REAGE.

Exemplo prático: Quando uma mensagem pregada não provoca em você REAÇÃO, (pessoa não reage), então você TEM NOME DE QUEM VIVE, MAS ESTÁ MORTO.

A VIDA NÃO MUDA à É só ouvinte e não praticante.


IGREJAS COM APARÊNCIA DE VIVAS MAS ESTÃO MORTAS.

Essa igreja tem nome de IGREJA VIVA mas ESTÁ MORTA. Aos olhos das pessoas, está viva. Mas aos olhos de DEUS ela está morta. ESTÁ CHEIO DE IGREJAS ASSIM HOJE EM DIA.

O MORTO é aquele que não responde mais aos estímulos. Na UTI – Médico dá alfinetadas no paciente em estado de coma para verificar as respostas.

A ausência de RESPOSTA aos estímulos significa AUSÊNCIA DE VIDA.

E QUAL É O TERMÔMETRO DA IGREJA?
Como podemos perceber a vida de uma igreja? Verificando se ela está cumprindo sua missão e apresentando resultados pelo poder do Espírito Santo. O evangelho está sendo pregado? Vidas estão sendo salvas? Como estão as reuniões de oração? E os jejuns? Estes são alguns termômetros para verificação da vida espiritual.

DIAGNÓSTICO DE SARDES
A igreja de Sardes estava contaminada pelo pecado, à exceção de algumas pessoas, conforme se lê em Ap.3.4.
Ap. 3:4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso.
QUAL ERA O PROBLEMA? DOUTRINÁRIO. As pessoas não sabiam o que era viver vida cristã. NÃO CONHECIAM A PALAVRA DE DEUS. Sintomas de crentes imaturos.
Muitas atividades da igreja são boas, mas não podemos permitir que o estudo bíblico seja desprezado, deixando de ser ministrado ou freqüentado. Aquele cristão que participa de todas as reuniões de louvor e adoração, mas negligencia o estudo da Palavra está fadado à subnutrição espiritual. Na hora da tentação, da provação, ele não resistirá.

APESAR DO QUADRO, DEUS ESTÁ SEMPRE DANDO UMA CHANCE DE RETORNO .

3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te.

Você caiu? Não é para ficar caído. Levante-se. Volte atrás e reveja, reflita.
VOLTE! RETORNE À BÍBLIA!!!


APELO FINAL: 29 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Tem gente que tem ouvidos, mas não ouve.

Precisamos ouvir mais e falar menos. O ESPÍRITO SANTO ESTÁ FALANDO A VOCÊ NESTA NOITE. VOLTE, VOLTE, VOLTE.
Ouça a Sua voz, arrependa-se e viva uma nova vida de vitória em nome de Jesus. Amém.


6 – FILADELFIA

A IGREJA DE FILADÉLFIA – UMA IGREJA VENCEDORA – Apoc. 2-1-7
7 ¶ E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre:
8 Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. (o Senhor julga a nossa causa…)
10 Como guardaste a palavra da minha paciência (perseverança), também eu te guardarei da hora da tentação(provação) que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (O prêmio da vitória, a vida eterna…).
12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
13 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.


As mensagens das cartas às sete igrejas da Ásia são aplicáveis sob o ponto de vista eclesiástico, ministerial ou pessoal.

1. A mensagem à Igreja de Filadélfia começa com uma afirmação da SOBERANIA DE DEUS do Senhor Jesus dizendo que “ELE TEM A CHAVE DE DAVI”.

O ATO DE ABRIR OU FECHAR AS PORTAS, ESTA DECISÃO, NÃO ESTÁ NAS MÃOS HUMANAS, MAS NAS MÃOS DELE. Ao homem compete apenas a decisão de CRER.
Testemunho bonito hoje de manhã…
Do ponto de vista humano, não havia a possibilidade de porta alguma se abrir.

DEUS supera toda força humana. Você pode estar preocupado, sofrendo riscos, ameaças, mas não precisa temer. O Senhor é a tua garantia.
Ele é o verdadeiro (3.7) que vencerá os mentirosos (3.9).

2. A NOSSA VITÓRIA CONSISTE NÃO EM SERMOS MUITO FORTES, MAS SERMOS MUITO CRENTES.

Deus nunca foi atrás de gente forte, mas de pessoas obedientes. Veja toda história bíblica e você verá que na galeria dos heróis da fé, só tem gente fraca:
Abraão(antecipou-se a Deus), Moisés (talvez fosse gago, e tinha que falar. A última pessoa que poderia ir, era Moisés, pois tinha que falar), Josué, Elias, Jeremias (eu sou uma criança).
Os apóstolos, com medo dos Judeus, se esconderam.
MAS QUANDO O ESPÍRITO SANTO SE DERRAMOU, ELES VIRARAM OS VALENTES DO SENHOR.

3. PORTAS QUE SE ABREM E SE FECHAM TEM O MESMO VALOR, SE ABERTAS OU FECHADAS POR DEUS.

AS PORTAS DA TUA VIDA ESTÃO FECHADAS?
Nesse caso, ORE Àquele que tem as chaves em suas mãos. DEUS pode mudar situações e nos mostrar um caminho. Precisamos, porém, estar conscientes de que algumas portas não serão abertas porque foi o próprio Deus quem fechou. Deus sabe o que está lá dentro e, se ele não abrir, estejamos certos de que o Senhor quer apenas o que for melhor para nós de acordo com os seus desígnios.

Porta representa oportunidade, uma entrada, uma saída, um meio de acesso. Precisamos identificar as que ele tem aberto para nós. Não podemos ficar parados diante elas, esperando que ele nos carregue para dentro. Devemos levantar e andar.
Certo dia, Pedro e João foram, como de costume, ao templo orar. Era de tarde…. dramatizar…. Ao paralítico, Pedro disse: Levanta-te e anda em nome de Jesus… ABRIU A PORTA DA CURA! ENTRE POR ELA!!!

DEUS ABRE A PORTA, MAS A DECISÃO DE ENTRAR É NOSSA!!!
Cuidado para não desperdiçar as bênçãos que o Senhor nos oferece. Não podemos fechar a porta que ele abriu, mas podemos negligenciá-la, sendo omissos, irresponsáveis ou preguiçosos.

É o caso daquele que tem escola, mas não estuda; tem emprego mas não trabalha, chega tarde, não dá exemplo…; tem ministério mas não exerce.
Cada dia de vida representa uma nova oportunidade que Deus nos dá, uma porta aberta para muitas realizações. NÃO PODEMOS PERDER A OPORTUNIDADE!!!


A VIDA CRISTÃ VITORIOSA CONSISTE EM GUARDAR COM CUIDADO O QUE JÁ TEMOS RECEBIDO.
11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (O prêmio da vitória, a vida eterna…).
Temos que guardar o nome de Jesus (3.8) e a palavra de Deus (3.8,10). Este é o segredo de resistência do cristão contra o Inimigo.
Muita tentação na tua vida? PARA SE GUARDAR DA TENTAÇÃO, SÓ HÁ UM JEITO: GUARDAR A PALAVRA.
A carta à igreja de Filadélfia não traz nenhuma palavra de repreensão, mas de advertência. “VOCÊS ESTÃO INDO BEM, MAS NÃO SE DISCUIDEM! “ A igreja estava bem aos olhos de Deus. Porém, precisava manter sua posição de fidelidade e vigilância. Apesar de sua pequena força, seria vitoriosa sobre os emissários do inimigo (3.9), identificados como “sinagoga de Satanás”.
Filadélfia significa “amor fraternal” e na carta a ela destinada o Senhor Jesus faz uma declaração: “Eu te amo” (3.9). DEUS TE AMA! Não pense que ELE não te ama. ELE TE AMA SIM! VOCÊ É A PESSOA MAIS ESPECIAL DO MUNDO PARA ELE. Ele te tem na palma das SUAS mãos.


APELO FINAL: “Ao que vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap.3.12-13).
Precisamos ouvir mais e falar menos.
O ESPÍRITO SANTO ESTÁ FALANDO A VOCÊ NESTA NOITE QUE VOCÊ É ALGUÉM MUITO IMPORTANTE PARA ELE.


7 – LAODICÉIA

A IGREJA DE LAODICÉIA – A IGREJA DOS NOSSOS DIAS – Apoc. 3:14-22
14 ¶ E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.
15 Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu),
18 aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
21 Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.


As mensagens das cartas às sete igrejas da Ásia são aplicáveis sob o ponto de vista eclesiástico, ministerial ou pessoal.

O Livro de Apocalipse revela o destino dos vencedores: 7 Igrejas, 7 “Quem vencer”.
E no final, 21:7 “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”.
Laodicéia era uma cidade rica da Ásia Menor. Localizada junto à principal estrada da província, sua posição era estratégica para o comércio. A igreja local gozava de boa situação financeira, o que acabou se tornando motivo de orgulho e de uma injustificável satisfação, como se a prosperidade material fosse mais importante que a condição espiritual.
1. A mensagem à Igreja de Laodicéia começa com uma séria advertência àquela igreja chamando-a de “IGREJA MORNA”, para que tome uma decisão:

Nem frio e nem quente. Uma igreja de crentes INDECISOS.
Morno é aquele que está no meio do caminho, indeciso, vacilante, indefinido. (NÃO SABE SE CONTINUA OU VOLTA). É aquela pessoa que não desiste do evangelho mas não está disposto a investir sua vida na causa de Cristo.

É o caso daquele que acredita no Espírito Santo, mas não O deixa agir; NEM ABANDONA E NEM SE DEDICA. O Espírito Santo quer operar nele uma transformação maravilhosa, mas ele não deixa. Fica indeciso.

Jesus diz a essa pessoa: “vomitar-te-ei da minha boca”. Não interessa ao Reino de Deus.

A CAUSA MAIOR DE PESSOAS DERROTADAS, sem pique para a vida, sem sabor, é porque são MORNAS. Ele não é um derrotado, não tem cartacterísticas de um derrotado, e não é também vencedor. E aí que mora o perigo. Era melhor que ele fosse um derrotado, diz o Senhor, porque nesse caso ele vai procurar ajuda aos pés da cruz.
Mas como ele se julga QUENTE, isto é, está tudo bem comigo. Não vejo mal algum na minha vida! ESSA PESSOA CORRE UM GRANDE PERIGO: não se ajustar aos padrões da igreja, do evangelho e PERDER SUA SALVAÇÃO.


2. A Igreja tinha o foco nos bens materiais.
Ela esnobava prosperidade.
“Rico sou e de nada tenho falta”.

Os valores materiais tomaram o lugar dos espirituais.
O dinheiro estava em primeiro plano. As pessoas buscavam a Deus apenas pelo dinheiro ou tenta fazer negócios com Deus através de dízimos e ofertas. A principal solução para os problemas da vida era o dinheiro.
A oração, o jejum e a busca ao Senhor ficavam em último lugar ou até ficar sem lugar.
No entanto, a igreja estava contente consigo mesma. Aqueles irmãos tinham uma auto-imagem bastante positiva. Diziam: “somos ricos e de nada temos falta” (Ap.3.17).
Sua auto-avaliação era fundamentada em conceitos terrenos e mundanos.
Eles eram espiritualmente miseráveis, pobres e nus, mas não sabiam disso porque estavam cegos. A condição material daquela igreja disfarçava sua lástima espiritual. Da mesma forma, nos nossos dias, muitas pessoas vivem iludidas pelo materialismo e deixam de buscar a realização da alma e do espírito.
Outros, até mesmo convertidos, esperam que o evangelho lhes garanta riqueza neste mundo. Não lhes interessa a volta de Cristo ou o reino celestial. O QUE INTERESSA É A GRANA.
3. MAS HÁ UMA SAÍDA. SEMPRE HÁ UMA CHANCE
Jesus diz: olhem para vocês e vejam que são pobres, cegos, miseráveis e nus. Vs.17 VOLTEM!!!
Precisamos retornar à palavra de Deus, a bíblia, pois só ela pode curar nossa cegueira ou corrigir a visão distorcida que temos sobre nós mesmos. A GENTE TEM A TENDÊNCIA DE SE AUTO-VALORIZAR, DE NÃO ACHAR NADA ERRADO EM NÓS MESMOS. Jesus está dizendo que os valores espirituais só podem ser conseguidos do próprio Deus e não por dinheiro.
A teologia de algumas igrejas encontra-se contaminada pelo capitalismo. Arrecadação, lucro, riqueza e luxo têm se tornado objetivos primordiais para muitos cristãos. O normal seria que todo servo do Senhor estivesse em busca de um caráter irrepreensível, formado por virtudes espirituais.
Ser rico ou pobre, materialmente, é questão de importância secundária.
“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm.14.17). “O fruto do Espírito é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio”. (Gálatas 5.22).
Bens materiais são necessários para a vida terrena. Contudo, não podemos colocá-los em primeiro lugar. Nossa relação com Deus não deve ser construída sobre aspirações materialistas.
A igreja precisava se aproximar de Deus em busca de valores espirituais, sendo o principal deles a pureza das vestes, ou seja, uma vida de santificação.
O AMOR DE DEUS ESTÁ AQUI MANIFESTADO: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te”.

Deus aconselha (3.18), repreende e castiga (3.19). Contudo, ele não obriga seus filhos a mudarem. Ele não arromba, não força. Ele espera que atendamos à sua voz e abramos a porta.

Ele não arromba, não força. Ele espera que atendamos à sua voz e abramos a porta.
Quantas portas o Senhor abriu para nós? Quantas bênçãos ele nos deu? Em outros momentos, ele espera que nós lhe abramos a porta, dando ouvidos à sua voz, assumindo uma postura de aceitação, compromisso e intimidade com ele, permitindo que ele entre e domine todas as áreas da nossa vida.
Quem abrir a porta, recebendo o senhorio de Jesus, será também por ele recebido na glória celestial, conforme se lê no versículo 21: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono”.
“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap.3.22).

APELO
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
O ESPÍRITO SANTO APELA A VOCÊ QUE ABRA A PORTA DO SEU CORAÇÃO ESTA NOITE, PARA ELE CEAR COM VOCÊ.
pr José Videira

Nenhum comentário: