17.4.12

Milagres tiram fiéis da Universal para a Mundial

PorJussara Teixeira | Correspondente do The Christian Post

A Igreja Mundial do Poder de Deus vem atraindo muitos fiéis a suas megaigrejas, que se multiplicam pelo Brasil e exterior a uma velocidade impressionante.

Valdemiro Santiago
(Foto: Divulgação)

Pastor Ronaldo Didini, ex-bispo da Universal‘Crescimento da Mundial estremeceu bases da Universal’, diz pastor Didini
Valdemiro SantiagoValdemiro atrasa pagamento a emissoras que veiculam seus programas
Deputado Federal Marco FelicianoMarco Feliciano fala sobre escândalos e a ‘podridão eclesiástica’

Segundo a Folha de S. Paulo, 30% dos fiéis vieram da Universal. A Mundial tem sido apontada como o principal fator da saída de membros da Igreja Universal do Reino de Deus, sua “concorrente direta”.

A denominação possui 3200 templos no Brasil, avançando a passos largos para ultrapassar os 5 mil templos da Universal.

Uma das “técnicas” apontadas que são usadas pela denominação é a ênfase em milagres, livramento de enfermidades e toda sorte de cura das mais diversas doenças e males do corpo e da alma.

"Aqui tem milagre. O paralítico que saiu andando da cadeira de rodas. O cego que começou a enxergar. Aids, câncer. Tudo que na UTI não tiver mais jeito, aqui tem", disse Valdemiro Santiago, o líder da Mundial em uma de suas pregações.

A Mundial se destaca também nas pregações televisivas e, só no canal 21 são 23 horas de programação diária, mais duas horas na Rede TV! e quatro na Band.

Curta-nos no Facebook

O número de horas total já faz a denominação ter o maior tempo de cobertura televisiva entre as igrejas evangélicas. Ao todo, são R$ 35 milhões gastos mensalmente com compra de horários nas grades de emissoras de TV.

A denominação chegou a fazer uma proposta de compra de uma canal a cabo norte-americano no valor de US$ 14 milhões, segundo o F5. Com isso, fieis brasileiros nos EUA teriam a oportunidade de assistir as pregações da Mundial 24 horas por dia.

O resultado da intensa divulgação de seus cultos e sua ênfase em milagres parece influenciar também para que a Mundial seja a igreja neopentecostal que mais cresce no país. A igreja possui templos implantados em 13 países, entre eles México, Colômbia e Japão.

Outro fator de atração apontado é a possibilidade de maior remuneração para os pastores.

Líder carismático

Valdemiro Santiago, o líder da Mundial é apontado como uma figura carismática que usa linguagem simples, muito próxima à popular. Oriundo de uma família com 12 irmãos, Santiago conta que viveu nas ruas de Juiz de Fora dos 12 aos 14 anos.

Em seu testemunho, diz que bebia e usava drogas e ainda que trabalhava como lavrador e pedreiro.Não tendo concluído o ensino médio, ele diz que leu pouca coisa além da Bíblia.

"Li poucos livros além da Bíblia. Os livros me ensinam, mas sempre parcialmente. Só a Bíblia tem sua totalidade."Sobre a cura de enfermidades que alega ocorrer em sua igreja, ele teoriza: "Há enfermidades que são para a ciência e outras que são para serem tratadas espiritualmente. Embora Deus possa curar todas elas", diz, de acordo com entrevista concedida à Folha de S. Paulo.

"Sou um executivo das almas. Através de minha oração, Deus já curou muitas doenças incuráveis pelo recurso da ciência."

O testemunho de Valdemiro conta ainda um episódio vivido por ele na África, quando estava a serviço da Universal. Segundo ele, saíra para pescar com outros três fiéis e naufragou a 20 km da costa.

O apóstolo conta que enfrentou um bando de tubarões, mas nadou sete horas e meia até uma praia, onde foi recebido por dois anjos. Segundo o pastor Ronaldo Didini, que já integrou a cúpula da Universal e hoje é responsável pela área de comunicação da Mundial, a chave do sucesso de Valdemiro é justamente sua origem humilde.

"Como Lula, ele tem carisma e fala a língua do povo. Ele não busca a sofisticação".

Hoje o líder da Mundial acumula bens como uma casa em um condomínio de luxo em São Paulo, carros importados, fazendas no Mato Grosso e um jato particular.

Nenhum comentário: