30.3.12

O FIM ESTÁ À VISTA?

Investigação-Teologia
Desde sempre a Igreja considerou eminente a segunda vinda de Jesus Cristo. Já lá vão dois mil anos sobre esta promessa central do Evangelho, no entanto ela não perdeu a sua relevância, pertinência e actualidade. Podemos mesmo dizer que nunca como hoje ela é mais relevante, pertinente e actual. Os dados estão aí. A urgência é cada vez maior.

Quaisquer que sejam as posições assumidas nos detalhes da doutrina a respeito das últimas coisas, todos os cristãos evangélicos acreditam na segunda vinda literal e histórica de Jesus Cristo em glória a esta Terra, dando cumprimento pleno a uma nova era de paz e de felicidade eternas.

Em qualquer caso é claro na Escritura Sagrada a impossibilidade de colocarmos uma data ou um horizonte temporal ao cumprimento da profecia respeitante à segunda vinda de Cristo, o que não invalida de modo algum a sua contínua eminência.

Isto significa, no meu entender, que a diferença de interpretação e compreensão a respeito dos detalhes na forma como as coisas ocorrerão (grande tribulação e milénio, entre outros), não devem servir de impedimento à unidade e à comunhão do corpo de Cristo.

Por outro lado tenho a convicção que a posição assumida relativamente ao modo como percebemos as últimas coisas é importante, para não dizer determinante e decisiva, em relação ao modo como encaramos o nosso propósito e desígnio presentes, a nossa missão e papel prioritários na sociedade em que vivemos e a nossa vida quotidiana.

Considero ainda que à semelhança do que pode acontecer noutras matérias os princípios de interpretação bíblica são nevrálgicos no que diz respeito às profecias bíblicas. Neste ponto prevalece o primado da Bíblia ser a sua própria intérprete, ou seja, de ser na Bíblia que temos de encontrar o sentido da revelação.

A promessa de retorno de Jesus é clara e objectiva nos textos bíblicos:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também.” (João 14:3)

Existem algumas questões que são essenciais na escatologia como disciplina que se debruça sobre a Palavra de Deus no que concerne às últimas coisas:

- A Igreja aquando da vinda de Jesus será uma Igreja dominante do ponto de vista político-económico-social tendo introduzido aí as alterações próprias do reino de Deus, numa versão mais ou menos radical do kingdom now (reino de Deus agora)?

- Deus irá ainda lidar com Israel enquanto nação?

- A segunda vinda de Cristo ocorrerá em um único momento ou terá lugar em duas fases distintas (antes e depois da grande tribulação)?

- Existe um período específico de tempo em que Satanás será preso dando origem ao que a Bíblia apresenta como o milénio, sendo que o Juízo Final só ocorrerá depois de ser solto e de uma batalha final?

Pessoalmente sou pré-tribulacionista, ou seja, perfilho a convicção de que a humanidade passará por um período de grandes catástrofes que ocorrerá apenas depois do arrebatamento da Igreja (Mateus 24:15-28; 2 Tessalonicenses 2:1-12). Nesta linha sou ainda pré-milenista, ou seja, acredito que depois da grande tribulação e antes do Juízo Final terá lugar o milénio durante o qual o Diabo estará preso e não poderá exercer a sua influência sobre as pessoas e as nações, findo o qual será solto e arrastará as nações para um último confronto no qual não prevalecerá, sendo então lançado no lago que arde com fogo e enxofre (Apocalipse 20).

Acredito que Jesus virá antes de um tempo tenebroso para a raça humana em que os efeitos da apostasia, da rebeldia, da desobediência e do pecado serão manifestos como nunca antes. Durante este período de tempo destacar-se-á uma trindade satânica constituída pelo Diabo, pelo Anticristo e pelo Falso Profeta (Apocalipse 13).

Acredito que a Igreja não vai passar por esse período à semelhança do que aconteceu com o Dlúvio e com Sodoma e Gomorra em que as pessoas tementes a Deus e que se achavam sob a graça escaparam e foram salvas (Mateus 24:37-41).

Acredito que durante esse período existirão duas fases distintas: na primeira existirá uma aparente prosperidade, bem-estar, segurança e paz; e uma segunda em que a realidade será totalmente diferente (Daniel 9:27).

Acredito que no fim desse tempo o povo de Israel será colocado num aperto tal em que o escape só pode vir do alto. Aí eles reconhecerão em Jesus Cristo o Messias prometido e rejeitado na Sua encarnação. Nessa altura ocorrerá a segunda fase da segunda vinda de Cristo, o Diabo será preso e dar-se-á início ao milénio.

Acredito que no fim do milénio o Diabo será solto e virá provocando um rebelião final que será dissipada pela intervenção de Cristo. Será então que ocorrerá o Juízo Final e definitivamente a rebelião cósmica será cancelada (Apocalipse 20).

Acredito na segunda vinda de Jesus Cristo e que vivemos dias muito especiais nos quais se cumprem os sinais derradeiros (Mateus 24:1-14). Não é possível de modo algum estabelecer uma data para a concretização desta promessa que atravessou os séculos até aos nossos dias e alimenta uma profunda esperança e expectativa no coração de todos os discípulos de Jesus. Sabemos de antemão que a ressurreição de Cristo demonstrou que a morte, o pecado, a doença, o sofrimento, a injustiça, a pobreza, a miséria, a degradação, não prevalecerão.

De entre esses sinais destacamos:

- A restauração da nação de Israel em 1948.

- O desaparecimento da União Soviética (1991) e a queda do muro de Berlim (1989).

- A constituição da União Europeia e da moeda única.

- O terrorismo internacional pós 11 de Setembro 2001.

- A destruição do ecossistema, o buraco do ozono, a delapidação dos recursos naturais.

- As alterações climáticas.

- As pandemias tendo à cabeça a SIDA que compromete nações inteiras.

- O aumento da miséria e do fosso entre ricos e pobres mesmo nos países ocidentais.

- O choque de civilizações e a guerra de religiões.

- A globalização.

- O pluralismo religioso e o relativismo ético (aborto, eutanásia, clonagem, homossexualidade, pornografia, etc.)

- As novas tecnologias e especialmente as que dizem respeito ao controle (segurança) dos cidadãos.

- O potencial das armas de destruição maciça e a corrida às mesmas por Estados fundamentalistas e não democráticos.

- A existência de substâncias radioactivas que facilmente podem contaminar o ambiente em grande escala. Os desastres ecológicos podem assumir proporções muito maiores do que aquelas que podemos calcular ou prevenir.

- O sincretismo religioso que o fundamentalismo terrorista irá fomentar cada vez mais. O ecumenismo traduzido no Concílio Mundial de Igrejas, no Parlamento Mundial das Religiões, nas exéquias do Papa João Paulo II que congregou católicos romanos, ortodoxos, protestantes, islâmicos, judeus, hindus, budistas, etc.

- A Palavra de Deus ao alcance da quase totalidade dos habitantes da terra através dos meios de comunicação e das novas tecnologias de informação.

Acredito que a Igreja que espera o retorno de Jesus Cristo é uma Igreja gloriosa e triunfante, pela acção do Espírito Santo, e que em muitas partes do globo vive sob perseguição, sem sinais exteriores de riqueza, sem prosperidade ostensiva (Filipenses 1:6; Efésios 5:27). Simultaneamente é visível a crise de amor e fé, bem como o incremento da apostasia, biblicamente referenciadas (Mateus 24:12; Lucas 18:8; 1 Timóteo 4:1-5).

Acredito que a convicção da eminente segunda vinda de Jesus não provoca necessariamente uma atitude escapista ou imobilista, mas acção evangelizadora e santidade de vida (1 Tessalonicenses 5:4-11). É o Espírito Santo que pode soprar sobre nós a realidade do Pentecostes de modo a que não nos conformemos, não nos tornemos reféns da indiferença e da apatia, qualquer que seja a perspectiva escatológica.

Jesus vem e nós somos a Sua geração para alcançarmos esta geração.

Uma última palavra a todos os nossos leitores para que levem a sério a pessoa de Jesus Cristo. Leiam a Sua Palavra, escutem os Seus ensinos, acolham as Suas advertências, acolham o Seu perdão, creiam n’Ele, arrependam-se dos seus pecados e convertam-se à nova realidade que veio trazer. Só Ele nos pode reconciliar com Deus. Só Ele nos pode levar ao Pai, porque só Ele é Deus que se fez homem. Só o Deus connosco nos pode levar de volta à casa do Pai!

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6).

Samuel R. Pinheiro

www.samuelpinheiro.com

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