15.1.12

QUEM NÃO SE TORNAR COMO UMACRIANÇA, NÃO HERDARÁ O REINO DE DEUS

A mensagem de Deus na primeira carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios 14:20, alerta que não é conveniente, que andamos como meninos no entendimento, mas que sejamos meninos na malícia e adultos no entendimento do Evangelho do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Descreve ainda sobre a necessidade de libertação que envolve toda malícia, engano, fingimento, inveja, as murmurações e que precisamos desejar afetuosamente, como meninos novamente nascidos (pela conversão e arrependimento), o leite racional, não falsificado, isto é a palavra viva do Evangelho do Senhor e Salvador Jesus Cristo, para que, por Ele, ou seja pela sua Graça e revelação da palavra pelo Espírito Santos de Deus, possamos crescer no conhecimento da verdade, na fé e na esperança da vida eterna, já que provamos os dons celestiais.

E na carta aos Efésios 4.14, 15, vem a sustentação para que não sejamos mais como meninos, levados de um lado para outro por todo vento de doutrina, pela astúcia dos homens, que induzem o inocente ao erro. Mas, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça da igreja, a saber, Cristo Jesus.

Porque já devendo ser mestres, pelo tempo decorrido, ainda tendes necessidade de alguém vos torne a ensinar, quais são os primeiros rudimentos da palavra de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.

Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.

QUEM NÃO SE TORNAR COMO UMACRIANÇA, NÃO

HERDARÁ O REINO DE DEUS

No Evangelho de Mateus, Capítulo 18 do versículo 1 ao 3, a palavra relata que aproximaram-se de Jesus os seus discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse:

Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como uma criança, de modo algum entrará no reino dos céus.

O Mestre, segundo a grandeza da sua sabedoria e benignidade, nos ensina que para herdarmos o Reino de Deus, não se faz necessário ser um religioso, fazer sacrifícios ou dar dinheiro na igreja, o Senhor não requer de nós, nada dessas coisas materiais, mas é imprescindível o arrependimento, a conversão, e um coração semelhante ao de uma criança.

Ele exemplificou a pureza de uma criança, a qual é desprovida, de toda maldade, malícia, lascívia, prostituição, hipocrisia, engano, soberba, avareza, ciúmes, ira, idolatria, heresia, bebedice, glutonarias, vingança, vício, livre de todo procedimento e sentimento faccioso que contaminam e matam o espírito.

Para herdarmos o reino do céu, a única condição é nascer de novo, ser uma nova criatura, lavada e remida pelo seu sangue inocente do Cordeiro de Deus. Isto é, viver o espírito de mansidão, bondade, caridade, paz, fé, benignidade, temperança e amor.

EXORTAÇÃO A PERSEVERAR NA VERDADE

Na carta aos Gálatas 4.1, a palavra do Senhor diz: Digo, pois, que, todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo.

Por isso, precisamos crescer na fé e no conhecimento da verdade do Evangelho de Cristo, para que não sejamos levados por todo vento de doutrina. Falar sempre como a espirituais, e não como a carnais, como a meninos em Cristo. Mas como adulto na fé, recebendo sempre o alimento sólido para fortalecimento do Espírito.

Quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal, antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.

Portanto, vigiai, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles, porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras, enganam o coração dos ingênuo, levando-os à perdição e ruína.

E não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo, e enganarão a muitos com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.

Entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, mas não vos deixeis levar em redor por doutrinas estranhas, porque bom é que o coração se fortaleça com a Graça do nosso Senhor Jesus Cristo, e o Espírito Santo de Deus a persuadi-lo, para vos desviar de toda obra do mau.

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.

Rejeitamos as coisas que, por vergonha, se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (1 Coríntios 1:18).

Nenhum comentário: