Nm 13.30-33
"Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela.
Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos.
Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos."
Todas as pessoas que são vencedoras, conquistadoras enfrentam ou estão enfrentando lutas, obstáculos, barreiras e severas, mas e em algumas vezes, severas criticas nas suas atitudes....claro, daqueles que não acreditam no trabalho que está sendo realizado. E no texto acima vimos que os outros espias, que foram com Josué e Calebe, logo esmoreceram e murmuraram logo no primeiro obstáculo.
Contudo a postura que Calebe teve foi totalmente diferente dos dez que ficaram desestimulados, podendo-se analisar o seguinte:
1 - Os obstáculos sempre surgiram em nosso caminho!
Se você quiser, um dia, ser um vencedor, tem que ter ciência que terá obstáculos, desafios e lutas...alguns parecendo até grandes demais para a nossa força e/ou capacidade. Podemos ter como desafios grandes na Bíblia:
1.1 - Os muros de Jericó(Js 6.1,2 - Ora, Jericó se conservava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.). Qdo o povo de Deus viu a cidade, percebeu que seus muros eram fortes e grande, parecendo serem intransponíveis, impossível alguém penetrar naquela cidade. Contudo o Senhor "deu" a cidade na mão de Josué toda a cidade. Ele tinha apenas que confiar no Senhor e, indepedente da visibilidade que tinha que eram os enormes muros, ele ia VENCER!
1.2 - Golias (I Sm 17.4 - Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.). A Palavra relata que Golias era um "campeão" porque já tinha ganho muitas lutas, batalhas e guerras. Era um guerreiro desde quando era moço e tinha experiência. Contudo, quando o Senhor dos Exércitos, Rei dos reis quer fazer algo, não importa o qto seu adversário tenha mais capacidade, destreza ou experiência....Ele faz acontecer de uma tal forma que você vê o mover de Deus...não importa qual o tamanho do obstáculo...o Senhor dará a vitória.
2 - Diante desses "obstáculos", devemos ULTRAPASSÁ-LOS.
Temos que ter atitude...não podemos somente esperar Deus agir. Ele agirá por você, mas é necessário que você tenha AÇÃO. Podemos ver a atitude de GIDEÃO....homem medroso, que aos seus olhos era fraco...
Mas qdo Deus o chamou...inicialmente hesitou....mas posteriormente tomou ATITUDE!!! VENCER OS MIDIANITAS!!! E Deus é tão maravilhoso que o fez vencer não com um exército grandioso....Ele reduziu os homens que estavam com Gideão de 32 mil para trezentos.....a VENCEU A GUERRA PQ O SENHOR ERA COM ELE!!!! Gideão CONFIOU NO SENHOR, ENCAROU DE FRENTE O PROBLEMA E NÃO DESISTIU!!!!
Meus amados....quando somos chamados por Deus para executar algo, NUNCA DEVEMOS DESISTIR...basta CONFIARMOS no Senhor, que os "muros de Jericó" serão derrubados e a vitória é certa!
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 11:23 AM 1 comentários
Sorte ou azar não é sim uma questão de escolha e decisão?
Salmos 1.1 e 4 - "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores... /... Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha".
Paz seja convosco! Hoje analisei algumas pessoas e cheguei a algumas conclusões sobre decisões que tomamos...
Palavras ditas sem pensar nem sempre dá a conotação daquilo que queremos dizer ou do seu significado completo. Por exemplo, sabemos que a palavra sorte está associada a bom resultado na vida, podemos até dizer que induz-nos a pensar em prosperidade econômica (que normalmente é o que mais é associado....questões que envolvem ganhos financeiros literalmente).
Contudo, a palavra azar indica o contrario, ou seja, falta de bons resultados e dificuldade econômica e outras coisas semelhantes.
Se pensarmos de outra forma: sorte pode significar benção e azar pode até significar a falta desta ou, numa palavra mais contundente, maldição. Então parece que já percebemos um novo significado para as duas palavras.
Nessa ótica de pensamento, entendemos que, se sorte é a presença da benção na nossa vida, se estivermos com Deus ela nos alcança sempre! De outra forma o azar, sendo maldição, significa a ausência de Deus na nossa vida! Veja como as palavras são importantes quando colocadas em um contexto apropriado.
Agora, depois de identificar o significado das duas palavras, podemos discutir como estar no lado certo. Queremos a benção ou não?
No texto inicial, se você quiser lê-lo inteiro (Salmos 1.1/6), poderá verificar que tanto uma coisa como outra é consequência de nossas atitudes e decisões. Ninguém será abençoado se estiver fazendo as coisas erradas, ou se ficar de braços cruzados esperando o tempo passar.
Mas, o resultado poderá ser muito melhor, abençoado, se estivermos praticando a Palavra do Senhor e fazendo as coisas acontecerem. Quem faz acontecer somos nós! Deus está do nosso lado para nos dar entendimento de sua Palavra e daquilo que necessitamos para estarmos do lado da benção, o lado dos bons resultados. Veja, ele disse que se andarmos segundo sua Palavra e deixarmos os conselhos e práticas ímpias, com certeza, seremos abençoados, como planta que cresce em local apropriado e bem fértil, que dará muitos frutos.
O caminho do justo florescerá sempre, isso é benção e advêm em nossa vida quando decidimos viver em conformidade com a justiça, que é de Deus. Lembra-se da mensagem anterior da necessidade de sermos praticantes da justiça? Assim sendo, tudo o que fizermos está abençoado e será bom.
De outra forma, o contrário você já pode imaginar, e aí que importância teria se usássemos a palavra azar ou maldição? O que pratica as coisas erradas, ou seja, aquele que faz o que não está de conformidade com a justiça e com o certo, não adianta esperar por bons resultados em sua vida, pois está sozinho e não poderá contar com Deus, que é justiça e amor.
Então voltando ao inicio da mensagem te pergunto: sorte ou azar não é sim uma questão de escolha e decisão? Eu fiz esta escolha de viver segundo os conselhos de Deus e posso lhe assegurar que tenho sorte e agora você sabe que isso é benção! Espero que você também já fez essa escolha.
Caso contrário, sei que está pensando nisso agora e Deus já se achegou para junto de você e te diz, como pai amoroso que é: deixa que eu te seguro pela tua mão direita e te conduzo, potencializando suas realizações em bons resultados. Eu te ajudo!
______________________________________
VENCENDO AS BARREIRAS!
Alguns de nós somos temos problemas um tanto quanto complicados de serem superados. Problemas pessoais de comportamento, atitudes, caráter, etc. Existem pessoas que não pensam antes de falar a no final falam o que não deviam, outras que não sabem administrar seu tempo, não se fixam em emprego nenhum, outras que tem diversos relacionamentos amorosos fracassados, tendência a trapacear e tantos outros mais que se relacionarmos todos levaria muito tempo.
Mas e você? Tem algum problema que consome sua vida?
O que é essa fraqueza: mau hábito, atitude desagradável? Onde Satanás tem uma fortaleza dentro de você?
Conceituando fortaleza: uma fortificação, cidadela, com muros espessos, portões altos.
É como o diabo reivindicasse uma fraqueza como sendo sua e construísse uma trincheira em torno dela: - Você não vai tocar nessa falha – o diabo desafia o céu e você colocando-se diretamente entre a ajuda de Deus e:
a) seu temperamento explosivo;
b) sua auto-imagem frágil;
c) seu apetite insaciável;
d) sua descrença no agir de Deus.
As estações vem e vão, e este “monstro do lago” ainda espreita, lá no fundo da água, sua alma e ele não irá embora! Fortalezas: desafios velhos, difíceis, desanimadores.
Foi diante disso que Davi se viu quando olhou para Jerusalém. Uma cidade com muros altos, fortes, firmes onde os jebuseus habitavam-na. Ninguém os incomoda. Filisteus lutam contra amalequitas. Amalequitas lutam contra hebreus. Mas e os jebuseus? Eles são uma cascavel enrolada no deserto. Todos os deixam em paz!
Exceto Davi. Recém-coroado estava de olho em Jerusalém devido a sua posição central que necessitava para unificar as tribos que estavam divididas. Só gostaria de saber quantas vezes Davi olhou para aquela cidade pois cresceu em Belém, que era perto de lá. A coroa mal havia se assentado em sua cabeça quando ele pôs os olhos em seu mais novo “Golias”:
“E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui. Mas Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.
Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir aos jebuseus, suba ao canal e fira aos coxos e aos cegos, a quem a alma de Davi odeia. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa.
Assim habitou Davi na fortaleza, e a chamou a cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo para dentro.” 2 Samuel 5.6-9
Jerusalém atendia às qualificações de uma fortaleza: uma fortificação velha, difícil e desanimadora. Do alto das torres pequenas, os soldados jebuseus tem tempo se sobra para apontar flechas para qualquer um que queira subir nos muros. Desanimador? E ainda insultaram Davi: “Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão” (5.6). Os jebuseus despejam escárnios sobre Davi assim como Satanás joga baldes de desânimo em você:
1) Você nunca superará maus hábitos;
2) Nasceu pobre; vai morrer pobre;
3) Você pensa que pode vencer seu vício? Repense...
Se você já ouviu escárnios sobre você comece a olhar para Davi. Existe um ponto on muitos passam batidos, mas eu queria atentar para três letras: “mas”. “Mas Davi tomou a fortaleza de Sião” (5.6).
Os muros eram difíceis, fortes, as vozes desanimadoras....MAS Davi conquistou! Você não adoraria que Deus escrevesse um “mas” em sua história? TODOS PRECISAMOS DE UM “MAS”! E Deus tem muitos por ai onde as fortalezas nada significam para Ele...vejamos:
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;” 2 Co 10.4
Nós lutamos com revolver 38. Deus chega com metralhadoras e canhões...aleluia! DAVI NÃO DÁ OUVIDO AS VELHAS VOZES, ele os ignora, rejeitando suas palavras e ocupando-se em trabalhar, O mesmo fez Neemias quando estava, justamente, reconstruindo os muros onde alguns queria desanimá-lo, tentando mostrar que seria uma tarefa árdua e difícil, senão impossível!
O mesmo fez Jesus. Respondeu a Satanás na palavra, não dando ouvidos ao que ele dizia. Uma multidão tentou ridicularizá-lo acerca de uma garotinha quando Ele falou que a garota não estava morta mas sim dormindo e nesse momento todos riram. Contudo ele os silenciou. (Veja Mateus 9.24,25).
O que eles fizeram de incomum? Simples...ouviram “de forma seletiva”. Essa é a questão: você escolhe a voz que ouve...Porque ouvir os zombadores? Porque prestar atenção na voz deles? TENHA ATITUDE, NÃO OLHE PARA A DIFICULDADE, MAS PARA JESUS CRISTO. ELE TE MOSTRARÁ O CAMINHO CORRETO!
E Davi sabia que o muro era alto demais, contudo ele encontrou uma nova esperança num “túnel”, em um buraco no lado de fora dos muros de Jerusalém. VOÇÊ TAMBÉM PODE! Faça o que Davi fez...não dê ouvido as velhas vozes, abra bem os escolhos para novas escolhas.
E aquela pessoa que fala antes de pensar, lembra? Pois é...Deus acabou com a fortaleza de Satanás que estava em sua língua e o fez pregador do Evangelho, Pedro, o apóstolo.
E o fracassado que não se fixa em emprego nenhum e é acusado e preso? Este desempregado pode ser alguém ou grande coisa? José pôde. Sendo depois do faraó a pessoa mais importante de todo o Egito.
E a pessoa que nunca consegue ter um relacionamento firme, duradouro e firmado? Essa pessoa Jesus não descartou quando se encontrou com a mulher samaritana, se tornando a primeira missionária de Jesus (João 4.1-42). Outra prova de que “as armas de Deus são poderosas...para destruir fortalezas” (2 Co 10.4).
Pedro meteu os pés pelas mãos, José foi preso no Egito, A mulher samaritana foi casada cinco vezes, Jesus estava morto no túmulo...MAS PEDRO PREGOU, JOSÉ GOVERNOU, A MULHER SAMARITANA COMPARTILHOU, JESUS RESSUSCITOU...e você?
A SUA HISTÓRIA VOCÊ ESCREVE. SEU “MAS” O ESPERA!
Texto com base do livro "Derrubando Golias - Max Lucado"
__________________________________
Hebreus 11.1 - "ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."
Que a paz e o amor do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sejam sobre sua vida e família hoje e sempre...
Vamos meditar na Palavra do Senhor...você já parou para pensar o que é a fé??? Já se perguntou se você tem fé??? Neste verso acima vemos a melhor resposta para o que é fé...a fé é a certeza de alcançar algo que você espera conquistar um dia. O escritor de Hebreus ainda afirma que é a prova das coisas que se não vêem...
Você deve estar se perguntando :"Como provar algo que não se vê???"...Eu respondo a sua pergunta, com outra pergunta..."Você pode ver o vento???" Não! O máximo que se pode ver é o balanço das folhas das árvores que estão movidas pelo vento ou sentir no seu rosto quando ele bate com aquele frescor...portanto, o balanço das folhas é a prova que o vento existe! Da mesma forma, com os nossos olhos, não podemos ver o Senhor...mas a fé nos prova a Sua existência...assim como o vento tem poder para movimentar as árvores... o Senhor tem poder para movimentar o mundo!
Não O podemos ver, mas podemos sentir o Teu toque em nossos corações... não O podemos ver, mas podemos presenciar a cura de pessoas que sofriam de enfermidades físicas e espirituais...O quê você tem esperado com fé no Senhor??? Ou tem deixado de crer em Sua força??? Meu amigo, veja o que diz o verso 5 deste mesmo capítulo... "...sem fé é impossível agradar ao Senhor..."
“Agrada-te do Senhor e Ele satisfará o desejo do teu coração” Salmos 37.4
Deus quer e pode trabalhar em sua vida, mas é necessário você confiar nEle, entregar tudo em SUAS mãos e descansar...exercite sua fé...esteja firme na certeza de que a vitória é sua! Agrade o coração do Pai e viva as Suas promessas para a sua vida... ESPERE NO SENHOR...você vencerá...eu tenho certeza...convicção e fé...você já é muito mais do que um vencedor!(Romanos 8.37)
Contemple a vitória que já está próxima... EXERCITE SUA FÉ!
Deus te abençoe querido(a)!!!!
_________________________________
go 5.13 - “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração.
Está alguém alegre? Cante louvores.”
Olá querido(a)...que a Paz do Senhor estaja convosco...amém!
Estamos vivendo momentos de grandes transformações onde todo o dia as coisas mudam em uma velocidade tremenda com o advento da informática e internet. Nas igrejas vemos pessoas, que muitas vezes, estão sedentas de solução para algo que está acontecendo em sua vida. Ao nosso redor podemos ver pessoas angustiadas, tristes, abatidas...pessoas que sofrem por motivos de saúde, questões financeiras, problemas familiares, entre outras...
Na primeira parte do verso acima podemos encontrar a solução para todas essas vidas. Tiago diz que se tem alguém passando por sofrimento, devemos orar ao Nosso Senhor. E orar é o mesmo que conversar com Deus, se entregar ao Senhor naquele momento par tal situação e confiar o problema a Ele, de fato! Paulo nos fala a seguinte coisa:
“De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa constância e fé em todas as perseguições e aflições que suportais; o que é prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis;” II Ts 1.4,5
Muitas vezes Deus nos proporciona momentos no “deserto” para fazer um tratamento em nossas vidas que esses que forem “constantes” na fé serão dignos do reino de Deus! Não sou eu que digo, mas a Palavra acima que expõe! E Paulo ainda fala mais:
“E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5.3-5
A esperança em Deus não desaponta, pois o Senhor promete livra de cada uma de suas aflições:
“as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! e de todas o Senhor me livrou.” II Tm 3.11
Com certeza o Senhor terá misericórdia e entrará com providência! E quando o Senhor mudar a situação daquele que está sofrendo deve-se ter gratidão, se alegrar e cantar louvores... Ou seja, cantar canções que exaltem o nome do Senhor... Devemos amar ao Senhor em todo o tempo, pois Ele nos amou primeiro (João 3.16)...
Melhor do que ver a resposta de Deus é caminhar lado a lado com Ele... e viver sempre em Sua dependência! Confie em Deus...ele te dará a provisão necessária no tempo certo! O Senhor é bom o tempo todo!!!!! Aleluia.....
“Bendizei ao Senhor, vós todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio! Bendizei, ó minha alma ao Senhor!” Salmos 103.22
Que o Senhor Jesus te abençoe!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário