27.6.11

TESTEMUNHO EM JERUSALÉM

TESTEMUNHO EM JERUSALÉM – 1ª Parte

Texto devocional:

“[Jesus] é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. (Atos 4.11,12, c/c 2 Pe 2.5-8)

1. Pentecoste: descida do Espírito Santo:

a. Festa: em hebraico Shavuot; derivada da palavra grega “cinqüenta” (7 semanas); também chamada de Primícias da colheita (Lv 23.15-25);

b. Significado: dia da promulgação do Evangelho e das primícias da colheita mundial da igreja;

c. Glorificação de Jesus: descida do Espírito Santo (Jo 7.39; 14.1626; 16:7-24);

d. Quando: 50 dias após a Páscoa e 10 dias após a ascensão de Jesus;

e. Onde: cenáculo em Jerusalém;

f. Quem: apóstolos, Maria e irmãos de Jesus e outros (cerca de 120 pessoas);

g. Como: som como de um vento impetuoso e línguas como de fogo pousou sobre cada um dos irmãos;

h. Efeitos na multidão: milhares de judeus e prosélitos de todo o mundo reunidos em Jerusalém para as festas (15 nações são mencionadas em At 2:9-11).

i. Admiração: falaram das grandezas de Deus em outras línguas (2.4; 11; língua materna 2.8; ver 10.46 e 19.6);

ii. Zombaria: pareciam bêbados (2.13).

2. Primícias da Igreja:

a. Sermão de Pedro: enfatiza o cumprimento das profecias: traição de Judas (1:16-20); Crucifixão (3:18); Ressurreição 2:25-28; Ascensão de Jesus (2:33-35); vinda do Espírito Santo (2:17)

i. Introdução (Atos 2.14-21):

ii. Proclamação (Atos 22-36)

- Pedro afirmou que os milagres de Jesus mostraram que Deus o aprovou;

- Ele disse que Deus tinha entregue Jesus para ser crucificado. Mas o povo tinha culpa: Os judeus o crucificaram "por mãos de iníquos";

- Jesus foi ressuscitado pelo Pai (2:24). A ressurreição cumpriu a profecia feita por Davi 1.000 anos antes (2:25-31; veja Salmo 16:8-11), que Jesus morreria com confiança que o Pai o ressuscitaria;

- Pedro afirmou que Jesus foi ressuscitado e exaltado à destra do Pai (2:32-35)

- Na conclusão da sua mensagem, Pedro afirmou que o mesmo Jesus que foi crucificado pelos judeus foi ressuscitado e exaltado pelo Pai para ser Senhor e Cristo (2:36)

iii. Ordens (Atos 2.38)

- Arrependimento;

- Batismo;

- Receber o Espírito Santo;

b. Vida da Igreja (Atos 2-42-47):

i. Doutrina dos apóstolos: Jesus e a ressurreição;

ii. Comunhão e partir do pão de casa em casa;

iii. Orações;

iv. Amor e desprendimento para atender a situação presente;

v. Crescimento do número dos crentes: 3 mil batismos;

3. O poder para testemunhar em Jerusalém:

a. Cura do coxo de nascença no templo (Atos 3);

b. Pregação de Pedro:

i. Crucificação e ressurreição de Jesus, conforme as Escrituras;

ii. Arrependimento e fé no evangelho, conforme as Escrituras;

c. Muitos sinais e prodígios (Atos 5.12-16): confirmação da pregação do evangelho;

4. Perseguição:

a. Prisão de Pedro e João (Atos 4)

i. Sinédrio: proíbe a pregação em nome de Jesus;

ii. Pedro invoca a autoridade superior de Deus para manter a pregação;

iii. Oração: privilégio de sofrer por amor a Cristo;

b. Prisão dos apóstolos (Atos 5):

i. Um anjo liberta os apóstolos do cárcere;

ii. Os apóstolos voltam a pregar no templo;

iii. Conselho de Gamaliel;

iv. Os apóstolos são açoitados e libertados;

c. Martírio de Estevão (Atos 7);

i. Longa exposição das Escrituras;

ii. Repreensão contra a incredulidade;

iii. Apresentação de Jesus como o Senhor;

d. Perseguição de cristãos (Atos 8.1-3): perseguição sistemática contra os seguidores de Cristo;

5. Reflexão sobre Pentecoste x Pentecostalismo: o uso do termo pentecoste na Bíblia, na Igreja Primitiva, na história da igreja e na atualidade

a. A partir da Reforma: anabatista – moraviano – menonita – puritano – pietista – metodista;

b. Irmãos Wesley: experiência do coração aquecido; ênfase na santificação (holiness), oração e batismo no Espírito Santo;

c. Estados Unidos:

i.Migração de minorias religiosas perseguidas, como os armênios;

ii.Pregadores leigos: propagação da fé;

iii. Camp meeting: reuniões de reavivamentos com manifestações de êxtase;

d. Movimentos avivalistas dos séculos XVIII e XIX: crença no derramamento contínuo do Espírito Santo; ênfase em missões e volta de Jesus;

e. Pentecostalismo moderno: a evidência do batismo no Espírito Santo é a glossolalia. Em 1901, no estado de Arkansas, uma mulher falou em línguas ao receber a imposição de mãos. Em 1914, os dissidentes de outras denominações que criam no batismo do Espírito Santo criaram as Assembléias de Deus.

f. No Brasil: em 1910, os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram em Belém do Pará e em 1918 fundaram a Assembléia de Deus.

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